MAIA

Concelho da Maia

 

EU -> Apesar de ser a minha cidade natal apenas comecei a morar nesta linda cidade a partir dos meus 7 anos. O meu ensino básico e secundário foi feito aqui onde fiz vários amigos (alguns dos quais se encontram neste link FOTOS )que ainda hoje o são.

É nesta cidade que vivem os meus avós maternos.

 

 

 

A Cidade da Maia

 

Igreja da Nª Srª do Bom Despacho

Igreja datada de 1738 e um dos mais belos templos do Grande Porto, quer pela unidade dos seus elementos arquitectónicos e ornamentais. Apresenta uma planta típica da contra-reforma, constituída por uma só nave que termina numa capela-mor quadrangular. Cobrem-na falsas abóbadas de berço em madeira. Possui exemplares de talha dourada notáveis, uma cruz de Malta e um magnífico vitral da Nª Srª do Bom Despacho.

Rua da Igreja

 

Quinta dos Cónegos

Quinta de recreio dos Bispos do Porto, " uma das mais belas moradias dos arredores do Porto" (Guia de Portugal), com o que resta dos "Jardins da Maia"; fontes monumentais e ermidas, hoje mais o ténis e piscina, com o fundo brasonado, em declives relvados e tratados pelos donos. A estatuária e exterior( e talvez a casa , em reconstrução após incêndio recente) são da autoria de Nicolau Nasoni.

Rua do Souto, 363

 

Casa da Botica

Notável, a merecer classificação, por ser um dos poucos casos de arquitectura "não rural". Trata-se de uma casa "urbana" (junto passa a milenar estrada Porto-Braga), onde funcionou a Farmácia Gramaxo, e onde se reuniam, "conspirando", os defensores da mudança da sede de concelho do Castêlo para Barreiros.
 

Monumento á Comunidade Maiata

Monumento erguido em louvor desta Terra e desta Gente, da Terra e da Gente da Maia, tem, no seu todo, as características de uma pirâmide, e representa na sua essência o vigor telúrico com que a comunidade maiata tem evoluído nos últimos anos.

Autores Arquitecto Luís Filipe Pais de Figueiredo e Zulmiro de Carvalho.

Parque das Fontes

 

Estátua do " Lidador"

Homenagem ao Cavaleiro Gonçalo Mendes da Maia, herói da Fundação da Nacionalidade, cujo 1º Rei de Portugal D. Afonso Henriques, nomeou seu Adeantado. O cognome de "O Lidador" deve-se às diversas vitórias alcançadas em batalhas contra os mouros. Faleceu aos 90 anos em combate na Batalha de Ourique.

Esta singular estátua, com a sua sombra marcada no pavimento a negro é da autoria do escultor Lima de Carvalho.

Praça do Município